Em dezembro de 1968 estreiava no Brasil o VW 1600, um carro de três volumes e quatro portas. Devido ás suas linhas retângulares, ficou conhecido nacionalmente pelo apelido de "Zé do Caixão", por se parecer com um ataúde. Não se sabe se foi por este motivo ou devido ao público não ter se identificado com o design do carro, que ele não obteve muito sucesso em suas vendas.
Após ler esta introdução, você deve estar se perguntando se postei o título no tópico errado ou se sou louco, né? Nada disso, é assim que começa uma grande história de sucesso, a VW Variant. Derivado do Zé do Caixão, ela é lançada em 1969, tendo como um dos grandes atrativos seu amplo espaço na traseira. Alí comportava até 640l e ainda contava com a área de carga na dianteira. Os modelos da família VW acumularam boas vendas durante a década de 70, tendo a Variant superado um dos seus grandes concorrentes, a Ford Belina.
O desenho lançado em 1969 - faróis quadrados e lanternas traseiras finas, recebeu uma pequena "pincelada" no segundo semestre de 1970, ganhando faróis duplos e redondos e pequena modificação no capô dianteiro, isso após o lançamento da TL. No segundo semestre de 1971 a TL e Variant receberam outra alteração, ganharam a chamada "frente baixa" e o VW 1600 deixa de ser produzido, sendo substituído pela TL 4 portas. Em 73 ela ganha 3 saídas de ar na coluna "C" ( iguais às do Brasília), perde os quebra-ventos das janelas laterais traseiras e ganha lanternas maiores, sendo esta configuração se estendido até 1977 quando foi substituída pela Variant II.
Acho que de papo já está bom, pois quem quiser mais informações pode achar no ÓTIMO tópico do F.F.B. e no Wikipedia, tópicos de onde retirei boa parte das informações. E agora vamos de fotos:
70/71
71/72
73
74
75
76
77
1 comentários:
Olá, boa tarde!
Gostaria que alguém pudesse me esclarecer uma duvida, tenho uma variant 71 e estou correndo atrás de detalhes para que eu consiga placa preta. A minha dúvida é se todas as variant 71 tem aquele quebra-vento nos vidros laterais traseiros?
Grato.
Postar um comentário