faça você - pintura do escapamento

Achei que o ano findaria na postangem "ho ho ho", porém consegui tempo para dar mais "umazinha".
O escapamento da Brasa há muito tempo já está pedindo aposentadoria, porém como estava na dúvida se colocava o sistema de ar quente, que é raríssimo de ser no modelo e principalmente funcionando, ou se colocava um esportivo. Depois de muitas opções analisadas, resolvi colocar um esportivo e tirar os originais. Como isto só acontecerá no meado de janeiro, dei um "up" no visual para não ficar tão feio até lá. Vamos então ao que rolou:
---
Resumo da história
TAREFA:
Lixar e pintar o sistema de escape

ITENS NECESSÁRIOS:
TF7 - Convertedor de ferrugem em fosfato;
Pote pequeno e pincel - Para aplicação do TF7;
Lixas de ferro grossa e outra mais fina - A primeira para retirar a corrosão e a segunda para alisar a superfície;
Colorgin Alta Temperatura - Tinta específica para objetos que são expostos a temperaturas de até 600ºC;
DETALHAMENTO DO SERVIÇO:
Após a retirada da "grelha" que protege o escapamento, iniciei o processo de lixamento para retirar a ferrugem, que no meu caso era superficial e não chegou a comprometer o escape com furos. Depois de retirar a poeira deixada pelo lixamento, efetuei a aplicação do TF7 com um pincel. Deixem eu abrir uma pequena lacuna para faler deste produto. Trata-se de um convertedor de ferrugem, que elimina a ferrugem, prepara superfícies para pintura e ainda forma uma película que previne a corrosão. Para mais informações click no link no nome do porduto. Após aguardar a aplicação do TF7 secar completamente, efetuei a pintura com a tinta descrita acima (link om informações delas também estão acima), que secou rapidamente e apresentou o efeito desejado. Itens montados e com aparecência de novo. Tudo certo? Não, vejam abaixo.
ERROS:
Como o objeto pintado é exposto a uma temperatura excessiva, o TF7 não resistiu a tal condição, aproximadamente um mês depois começou a se soltar e, consequentemente, soltou a tinta. O problema com certeza não foi da tinta, pois tenho um conhecido que já utilzou em um escape de moto e ficou perfeito. Tenho certeza que o problema foi a utilização do TF7 como base, em um local que recebe muito calor. Não é a primeira vez que utilizo o TF7 e nas vezes anteriores ele apresentou um ótimo resultado.
CONCLUSÃO:
O trabalho apresentou, mesmo que inicialmente, o resultado esperado, porém devido ao erro descrito acima ele está como abaixo. Outro detalhe foi o forte cheiro apresentado nos dias seguintes à aplicação, mas que foi extinto em seguida.

Para completar, resolvi disponibilizar uma fotos do sistema de ar quente que é integrado ao de escapamento. Acredito que servirá de referência para aqueles que precisarem tirar qualquer dúvida sobre o assunto. Peço apenas que desconsiderem os vazamentos, característicos dos Boxer´s "ex-combatentes", e as sujeiras, pois o carro é usado diariamente com sol ou chuva.
Qualquer dúvida é só postar um comentário.
Abraços a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

O problema de soltar a tinta é porque após passar o produto que converte ferrugem em fundo, que é um ácido, ele deve ser removido, ou seja lavar a peça para remover este ácido e aguardar secagem para posterior pintura.
Abraço!

mermø!! 100 % carioca disse...

Boa a observação, porém fiquei com uma dúvida. Será que o erro não está na ausência de primer antes da pintura? Já tentou fazer da forma que você narrou ou de alguma outra forma?

Agradeço imensamente a colaboração.
Abraços.

Postar um comentário