faça você - manutenção da vareta de óleo

Há aproximadamente 1 mês eu vinha perturbando o mecânico com um problema sério que meu motor vinha apresentando, sumia o óleo. Após trocá-lo e rodar aproximadamente 1500km, fui verificar o nível e para minha surpresa, NÃO TINHA ÓLEO!! Pronto.
O motor, assim como a maioria dos VWs, fica um pouco "babado" porém não pinga em hipótese alguma. Já deixei o carro parado 1 mês inteiro e não deu sequer 1 pingo no chão!! Sem exagero algum. Quando ligo, ele queima alguma coisa. Aquela baforada característica de desgate de anel de segmento, porém andando não pinta fumaça de forma alguma. E aí surgiu o problema, pra onde o óleo estava indo?

Completei com 2 litros e o nível chegou à vareta. Ótimo!? Nada, aí sim que ele começou a fumar com vontade, parecia ser movido à lenha. Neste estágio eu já estava começando a calcular o e$trago necessário para retificá-lo, quando então me liguei que a minha vareta de óleo não era fixa como as dos Fuscas, havia uma certa alteração de seu comprimento. Ao observar este detalhe, medi o nível com ela na posição mais extendida e na posição mais recolhida e fiquei com outra dúvida. Qual seria a medida correta?

Precisei consultar o "Brasiliapédia" Ednei e in loco descobri que a vareta da Brasa dele, que é original, apresentava este molejo, porém de forma bem precisa e sem travar. O camarada sanou minha dúvida, me explicando que neste modelo de VW elas são desta forma.

Com o "vazamento" resolvido, parti para a retífica. Não de motores, mas sim de varetas. Juntei WD, bombril, lixas grossa e fina, desmontei a "mardita" e me deparei com isto abaixo:
---
Resumo da história
TAREFA:
Consertar a vareta de óleo, que nas Brasílias é oscilante.

CONCLUSÃO:
Fiquei muito satisfeito com o resultado, pois, além dela ter voltado a marcar corretamente, não precisarei por enquanto mexer no motor.

ITENS NECESSÁRIOS:
WD - Para ajudar na desmontagem e posterior lubrificação;
Mola interna do "cabo" - Ela oxida, quebra e impede que a vareta oscile;
Escovinha de aço - Para dar início ao processo de retirada da crosta existente;
Lixas de ferro grossa e outra mais fina - A primeira para retirar a corrosão e a segunda para tornar a superfície mais lisa;
Bombril - Para dar um "polimento" final;

ERROS:
Acabei utilizando uma lixa muito grossa na primeira parte do lixamento, causando um desgaste acentuado no código localizado que identifica a peça, localizado na ponta da vareta.

DETALHAMENTO DO SERVIÇO:
Primeiramente retirei a parte de borracha, aquela que utilizamos para puxá-la, localizada na parte superior. Em seguida empurrei a vareta no sentido da borracha, o que foi um pouco dificultoso devido à mola encontrar-se quebrada e impedindo a passagem da peça.
Após a retirada passei a escovinha de aço e depois sucessivas lixadas para a retirada das crostas existentes.
Efetuei a limpeza da peça de borracha e do suporte de plástico e em seguida passei Bombril em toda a extensão, conferindo assim um aspecto mais "polido". Peça montada, colocada no lugar, nível medido corretamente e agora não mais se "perde" óleo.
Para a galera ter noção do que acontecia, ela distendida apresentava 47,0cm, enquanto que recolhida media apenas 38,0cm. Desta forma nem a  Petrobrás consegue encontrar óleo!!
Eu não sei exatamente quais modelos VW apresentam este tipo de vareta, mas aconselho a todos verificarem cuidadosamente nos seus veículos, pois assim não medirão a menos o óleo e, consequentemente, não exagerarão ao completar o óleo.

Tá, tá, tá, sei que muitos estão dizendo agora: por que ele não comprou uma nova e pronto? Pois, somente aqueles que, como eu, curtem o prazer de consertar o próprio carro, sabem que o prazer não está em trocar peças, mas sim em fazer algo que aparentemente encontrava-se "morto", ressucitar. Não há nada melhor!!

Apenas um detalhe me deixou curioso, como uma peça que trabalha "lubrificada" o tempo todo e com vapor quente, pode oxidar?
Se alguém souber poste nos comentários.
Abraços a todos.

4 comentários:

vwsp2classico disse...

Ô craitura, o SP2 usa o mesmo modelo de vareta de óleo. Quando comprei o meu, ele ainda tinha a vareta original, porém estava com o anel de borracha (da ponta) rasgado além de estar emperrado também. Minha solução mais rápida foi comprar uma "paralela" no ML. Só que de longe nota-se a diferenças das duas. Nada como peça original. Vou tentar achar uma nova na Unicom para substituir a que está no SP.
Um abraço aqui do sul.

Anônimo disse...

AMIGO MEU GOL, ESTA COM VAZAMENTO PELA VARETA PARA VOLKS, É UMA VERGONHA, UM CARRO COM 3 ANOSDE USO COM ESTE, PROBLEMA ME POUPE ..........

mermø!! 100 % carioca disse...

Realmente é uma pena. Hoje as coisas são feitas para durarem apena o tempo necessário que não as classifiquem como porcarias. Antigamente tudo era feito para durar.
Grato pelo comentário.
Abraços.

Unknown disse...

o mecanico completou o oleo da minha Brasilia pelo lugar da vareta de oleo. o que eu devo fazer????

Postar um comentário