antes, durante e depois

Dando continuidade à postagem anterior - sapatos novos!!, vou fazer um comparativo de como era a suspensão da madamε!! quando ela chegou, após ser rebaixada e agora com o novo conjunto de rodas e pneus. Não reparem nos pneus e nem no estado das rodas, pois foram colocadas apenas para testes.
Primeiro vejamos como ela estava com a suspensão original:
Ao adquirir as rodelas o amigo crispilo fez a primeira projeção de como ficariam:
Após comprar as rodas, levei ao borracheiro e pedi que colocasse-as para ter idéia de como ficariam. Nas fotos abaixo ela estava na dianteira com a roda de tala 5" e pneus 165-70, enquanto que na traseira estava com as rodas que eram 6" e pneus 185-65.
Com essas fotos acima ficou mais fácil de realizar uma projeção próxima da realidade. Novamente o crispilo "previu o futuro" e ainda nos possibilitou ter noção das cores desejadas.
Na semana antes do encontro em Floripa não resistí a tentação e mandei "cortar as canelas" da patroa. Chão, chão, chão, chão chão chão!!
E esta semana os sapatos ficaram prontos, com a tala dianteira medidno 5,5" e a traseira 6". O backspace de ambas ficou em 110mm, mesmo das rodas originais onde a tala é 5", que proporcionou um off-set de 40,10mm nas da frente e 33,80mm nas de trás. Nas fotos que seguem ela está calçada com pneus 165-70 na frente e 185-70 atrás, o que me agradou bastante no quesito aparência.
Confesso que imaginei que as traseiras ficariam com o off-set um pouco mais negativo, porém quando coloquei as rodas ainda com a suspensão alta e sem a alteração do backspace, fiquei assustado com o quanto elas ficaram para fora dos paralamas. Este resultado não me agradava nem um pouco. Unindo a isto a minha inexperiência em rebaixar VW, acabei optando em deixá-las com o centro um pouco mais para fora, para não acontecer como na foto abaixo. Mesmo assim estou muito satisfeito com a aparência delas assim.
As medidas da Brasa após rebaixá-la ficaram assim:
53,0cm - distância entre o centro do farol e o solo

18,0cm - distãncia da parte dianteira da caixa de ar até o solo
23,0cm - distância da parte traseira da caixa de ar até o solo

E após a troca do conjunto de rodas e pneus:
50,0cm - distância entre o centro do farol e o solo
14,0cm - distãncia da parte dianteira da caixa de ar até o solo
20,0cm - distância da parte traseira da caixa de ar até o solo
Em relação ao comportamento do carro, confesso que ao pegá-la no mecânico após a alteração da suspensão fiquei assustado, pois não havia rebaixado um carro tanto assim (ela estava mais baixa do que aparece na foto) e não tinha idéia de como ela responderia. Fiquei meio "desconfortável" com a situação e senti um momentâneo arrependimento. Suspendi ela para a altura que se encontra e recalibrei os pneus, ações que surtiram MUITO EFEITO, mudando completamente seu comportamento e tornando-a muito mais agradável de dirigir.
Aconselho a todos que ainda irão fazer e para aqueles que já fizeram mas não deram a devida importância, calibrem sem pneus de forma correta. Pois, como a suspensão rebaixada transmite de forma amplificada para a direção qualquer diferença no asfalto, pneus calibrados com pressão excessiva multiplicam este efeito em 1000 vezes.
Outra coisa que me preocupava era a alteração dos pneus, mas se fazia necessária a troca dos diagonais pelos radias, principalmente para rodar em velocidades maiores nas estradas. Pela estrutura interna dos diagonais, eles trabalham muito mais lateralmente do que os radias, causando assim perda de estabilidade. Quem já passou pela experiência de rodar com pneus deste tipo em rodovias, sabe do que estou falando. Os radiais se comportam de forma inversa, são um pouco mais duros e oscilam lateralmente menos. Somando a isto ao susto relatado acima, encontrava-me ainda mais ansioso com o resultado da experiência.
Para minha surpresa, após a colocação dos novos pneus, o carro melhorou completamente em desempenho, está mais "na mão" e não teve perda considerável de conforto. O mais interessante é que a direção ficou ainda mais leve, quase hidráulica. Como, não sei?

Para concluir, digo o seguinte sobre a alteraçãoda suspensão: Para se agregar um bom desmpenho à bela aparência herdada pelo veículo use a receita: bom profissional, conjunto correto de pneus e rodas (elas também são responsáveis pelos resultados) e calibragem exata.
Acredito que na semana que vem elas já estejam pintadas e instaladas definitivamente..
Abraços a todos.

3 comentários:

Unknown disse...

Quero colocar 195/70 no meu fusca, nas traseiras, quanto a estética eu encaro o pneu balão, mas quanto a segurança... vale a pena?

Unknown disse...

complementando, o fusca está com aros 14, de brasilia.

mermø!! 100 % carioca disse...

Prezado leitor, sem dúvida alguma o uso de um pneu mais largo dará mais atrito com o solo e, consequentemente, mais estabilidade. Porém não sei se para a dianteira esta medida se adaptará perfeitamente. Uma forma de resolver isto seria trabalhar com uma medida diferente na dianteira. Uma vez que a medida 195/70 tem 136,5mm de borda, você poderia utilizar na dianteira um par de 185/70 (129,5mm), que ficará um pouco menor, mais baixo, menos pesado para a direção e com o visual menos "balão". Eu curto muito este tipo de configuração e sempre uso nos meus VWs, inclusive irei postar em breve uma matéria sobre o conjunto que irei usar no meu mais novo VW, o Lombre. Acompanha para ver e se precisar de mais dicas e informações é só comentar.
Grande abraço.

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