Após a produção do SP2, que foi o 1º VW a ser projetado e produzido fora da matriz alemã, a unidade brasileira, através de José Vicente Martins e Márcio Piancastelli, desenvolveu uma miniperua que tinha como pilar ser prática e econômica para uso nos centros urbanos, com mais espaço interno que seu irmão mais velho - o Fusca, sem perder a já consagrada robustez dele. Assim então nascia o Brasília.
Ficou conhecido por muitos como "a" Brasília, em função de uma estratégia comercial da marca. Como havia uma terceira porta, a VW o classificou como perua para que recebesse a menor incidência de impostos atribuída na época a utilitários. Apesar da artimanha, o Brasília é um automóvel dois-volumes hatchback como o Fiat 147 e o Gol.
Foi fabricado entre 1973 e 1982 no Brasil e entre 1974 e 1982 no México. Montado em CKD na Nigéria, onde recebeu o nome de Igala e exportado para diversos outros países.
Abaixo algumas fotos dele pelo mundo:
ARGENTINA
BAHREIN
EUA
FILIPINAS
HOLANDA
INGLATERRA
MÉXICO
NIGÉRIA
PORTUGAL
URUGUAI
Abraços a todos.
0 comentários:
Postar um comentário