faça você - "desempeno" de forrações

Apartir deste tópico irei colocar todas as manutenções, alterações, adaptações e outras "ões" que a madame!! sofrerá.
O título "faça você" trará informações de serviços "feitos em casa", sem a intervenção de um profissional. No máximo utilizarei dicas deles, tentando agregar soluções fáceis para os problemas.
Colocarei fotos de todos os passos do processo, relatando os detalhes, onde obtive sucesso e tudo aquilo que nunca deverá ser feito.
Desde quando ela chegou eu já relizei diversas tarefas como estas, porém dei o "vacilo" de não fotografá-las. Até mesmo esta eu não registrei desde o início, mas as fotos da conclusão (fim do post) já ajudarão bastante. Vamos então:
---------
TAREFA:
Desempeno das forrações.

CONCLUSÃO:
Fiquei MUITO SATISFEITO com o resultado, pois os empenos quase foram extintos, conseguindo eliminar 3 parafusos que haviam sido adaptados na forração e mantive a originalidade das peças.

ITENS NECESSÁRIOS:
Plástico para proteção do eucatex;
Cola de contato (cola de sapateiro);
Mamicas e grampos.

ERROS COMETIDOS:
O álcool mesmo depois de evaporar do eucatex, ainda permanece no tecido e acabei colocando a peça sobre uma mesa envernizada. Resultado, o verniz soltou da mesa e agarrou na forração. Retirei da forração porém danifiquei a mesa.
Ao aplicar a cola sobre a forração, ela acabou entrando nos furos onde são colocados os grampos e deformou um pouco o couro (vide fotos).

DETALHAMENTO DO SERVIÇO:
Iniciei o serviço de retirada das forrações da porta com 6 objetivos, trocar os retorvisores, consertar a fechadura da porta carona, trocar pestanas externas (borracha que faz o acabamento entre o vidro e a porta) e canaletas do vidro e, finalmente, desempenar as forrações e consertar o porta-objetos do motorista.
Após a realização dos 4 primeiros objetivos partí então para a "reforma" das forrações. Primeiramente levei as 2 peças ao capoteiro (alguns lugares também conhecio como tapeceiro), com o intuito de que ele arrumasse o porta-objetos do motorista (aquela bolsa da porta esquerda) e apenas substituísse o eucatex delas, pois estas estavam empenadas em sua parte inferior e gostaria de manter o tecido original. O porta-objetos foi grampeado e voltou ao lugar inicial. Sobre o eucatex, o mesmo me informou que até seria possível, porém, como elas eram originais, ao efetuar a retirada deste tecido muito provavelmente ele enrrugaria, correndo um grande risco de até rasgar, pois as "listras verticais" do mesmo são feitas de forma eletrônica. O profissional me deu uma dica interessante, como o empeno delas não era demasiado, me orientou em embebedá-las (realmente elas devem ter ficado assim literalmente) com álcool, colocá-la em uma superfície lisa e em cima das mesmas algo bastante pesado. Deixei no local por aproximadamente umas 4h00 e ao retirá-las tive a grata surpresa delas estarem quase retas.
O tapeceiro também me informou que um dos motivos destes empenos é a ausência do plástico para proteger o eucatex da água. Conselho ouvido e posto em prática, forrei as duas laterais com plástico para tentar prolongar a "vida útil" destas. O plástico que usei é vendido em loja de material de construção (já tinha em casa), mas pode ser substituído por outro qualquer e fiz a fixação do mesmo com cola de contato (muito conhecida por cola de sapateiro). Um detalhe importante para o processo de colagem, e que pouca gente sabe, é que a forma correta de aplicação desta cola é em 2 etapas. Primeiro aplica-se a cola nas duas peças a serem coladas, espera-se até que ambos os lados não estejam mais "grudando" ao contato com o dedo e aí então une-se as peças, de forma bem rápida e cuidadosa, pois após as duas entrarem em contato será muito difícil de descolá-las. Se a plicação for feita de forma tradicional - espalhar a cola em apenas uma das peças e em seguida juntar a outra, elas até colarão mas o risco de soltarem é muito grande.
Para concluir, efetuei o recorte dos furos, substituí todas as "mamicas" (borrachas que vão nos furos das portas, onde os grampos se prendem) e grampos que estavam problemáticos. Não utilizei aqueles de plástico, gastei um pouco mais e coloquei os similares aos originais, para que o resultado fosse satisfatório.

FOTOS:
Parte interna da forração já com o plastico colado e furações feitas.


Porta-objetos após ser recolado e regrampeado.
Grampos e "mamicas" utilizados.
Forração no local. Note para os detalhes da deformação por excesso de cola.
Detalhe do resultado dos desempenos. Note na foto onde estavam os parafusos adaptados.

1 comentários:

Unknown disse...

excelente...!!!!!

Postar um comentário